Um grande acervo do cirurgião-dentista Raimundo da Costa Machado entra em exposição a partir do dia 06 de abril, no Solar das 12 Janelas, em Oeiras. A mostra é uma iniciativa do Instituto Histórico de Oeiras (IHO) para homenagear o notável entusiasta da cultura popular oeirense. Multifacetado, Costa Machado foi jornalista, orador, conferencista, poeta, historiador, ensaísta e sociólogo.
Segundo o historiador e presidente do IHO, Júnior Vianna, a exposição busca resgatar a importância cultural e social do cirurgião. “Ele contribuiu significativamente para a cidade por meio de seu oficio e afeto. Após a sua morte, em 1986, poucas foram as manifestações em torno do seu nome. Realizar esse evento é uma forma reparar essa injustiça cometida ao longo desses anos”, defende o historiador, ressaltando que a mostra celebra os 45 anos do IHO.
A exposição ‘Costa Machado: Reminiscências de ofício e afeto’ traz a público cartas, instrumentos de ofício e fotografias que guardam detalhes preciosos da memória do ilustre oeirense.
Serviço
Exposição ‘Costa Machado: Reminiscências de ofício e afeto’
Local: Solar das 12 Janelas
Abertura: Dia 06 de abril, após a procissão da Fugida do Bom Jesus